LiderançaAtitude mental positiva: o que a mente pode conceber, ela é capaz de realizar! - MasterMind Campinas

11/02/20210

Quem já leu Atitude Mental Positiva, obra de Napoleon Hill publicada em 1964, sabe que o livro revela um dos segredos das pessoas bem-sucedidas: mantenha sua mente nas coisas que você quer e longe daquilo que não quer. Sim, o princípio é uma questão de poder mental.

É o que Hill chama de atitude mental positiva (AMP), e a boa notícia é que tal habilidade pode ser aprendida e aperfeiçoada, como qualquer outro talento que esteja adormecido.

Uma atitude mental positiva, aliás, é um dos 17 princípios do sucesso listados pelo autor, que incluem autodisciplina, esforço extra, entusiasmo, iniciativa pessoal, trabalho em equipe, aprender com a derrota, ter um senso de propósito ou objetivo definido, entre outros. O livro é um verdadeiro tesouro que permanece atual, e por isso merece ser relido, de tempos em tempos.

Tornar-se um Mastermind é aplicar esses princípios na prática. Compartilho aqui alguns insights da obra, e espero inspirar você a despertar seu poder interior, tornando-se capaz de construir o próprio sucesso. Vamos refletir juntos?

 

– A grandeza vem para aqueles que desenvolvem um desejo ardente de atingir metas elevadas. O sucesso é atingido e mantido por aqueles que persistem e continuam persistindo com AMP;

– Pessoas com AMP enxergam os desafios como oportunidades disfarçadas: “Cada adversidade tem a semente de um benefício equivalente ou maior”. Sempre haverá desafios, pois estamos sempre mudando, e a mudança é uma lei universal inexorável;

– Pessoas fracassadas culpam o externo, a hereditariedade ou o ambiente pelas suas dificuldades. Se você está insatisfeito com seu mundo, deixe o papel de vítima e assuma a responsabilidade por suas conquistas e fracassos;

– Tenha uma meta bem delineada. Quando focamos em um objetivo, a mente subconsciente começa a trabalhar sob uma lei universal: “o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode alcançar com AMP”. Chama-se autossugestão consciente;

– Assim que definir, é importante escrever sua meta: você começa a cristalizar seu pensamento. Dê um prazo a si mesmo, defina padrões elevados. Comece logo a agir e faça um esforço extra. O segredo é continuar persistindo, se necessário, revendo sua estratégia até obter o que deseja.

“Uma coisa é saber a meta e outra é trabalhar na direção dela.”

– Quanto mais você pensa em seus objetivos, maior o seu entusiasmo. O entusiasmo se transforma em desejo ardente. Você fica alerta para reconhecer e agarrar as boas oportunidades quando surgirem;

– Como criar uma atitude mental positiva? Você é uma mente com um corpo. Mente consciente e subconsciente trabalham juntas. Concentre-se em suas metas até que se tornem um desejo ardente. Sinta-se como se já as tivesse conquistado.

– Pessoas felizes e satisfeitas controlam sua atitude mental. Adotam uma visão positiva da sua situação. Atitude mental positiva é um treino diário: por meio da repetição, você cria hábitos de pensamento favoráveis para tornar real um desejo.

– Busque motivação nas pequenas vitórias. Motivação é aquilo que nos induz à ação. É um anseio interior, não vem de fora. O fracasso é o destino daqueles que, quando experimentam a derrota, param de tentar. Desenvolva uma “insatisfação inspiradora”: use o descontentamento como uma força, e não como uma desvantagem;

– Como está sua visão mental? As pessoas podem ser mentalmente míopes, quando ignoram as possibilidades futuras. Não fazem planos, não formulam objetivos e não estabelecem hoje as bases para o amanhã. Já as pessoas com hipermetropia mental agem ao contrário: não percebem as possibilidades que estão bem diante delas. Ao invés de focar no presente, sonham com o futuro. Equilibre essas duas visões de mundo;

– Desenvolva o hábito de responder ao arranque automático. Faça Isso Agora! Não procrastine, dê a você mesmo um comando de ação. Controle suas emoções e ações usando a autopersuasão. Quer ser corajoso? Aja com coragem, agora.  “Semeie uma ação e colha um hábito. Semeie um hábito e colha um caráter. Semeie um caráter e colha um destino.”

Busque uma aliança master mind: é quando existe coordenação de conhecimento e esforço, num espírito de harmonia, entre duas ou mais pessoas, para a realização de um objetivo definido.

– Copie o sucesso. Respeite e escute aqueles que têm experiência e conhecimento. Associe-se às pessoas certas.

E lembre-se: os pensamentos e as declarações que fazemos de nós mesmos determinam nossa atitude mental. Dirija seus pensamentos, controle suas emoções, saiba onde quer chegar e entre em ação!

Quer saber como aplicar os princípios de Napoleon Hill no dia a dia, entre em contato com a MasterMind Treinamentos e solicite um atendimento personalizado.