MasterMindComo pensam e vivem as pessoas mais bem-sucedidas do mundo - MasterMind Campinas

05/04/20210

Foi destaque, recentemente, em uma conceituada revista de negócios do país: “Pessoas de sucesso evitam pensar muito”. Ficar obcecado com ideias perfeccionistas, exigir demais de si mesmo, podem até parecer características positivas de pessoas dinâmicas e comprometidas. Porém, na prática, esse tipo de conduta pode gerar um impacto negativo na sua produtividade. Pessoas de sucesso “são inteligentes para discernir o nível de esforço necessário para cada tarefa ou projeto.”

Faz todo sentido. Por que você acha que Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, usa roupas iguais – moletons e camisetas cinza – todos os dias? Para não precisar escolher o que vestir e gastar energia com um tipo de decisão tão banal. Assim, o cérebro reserva toda sua eficiência para pensar e agir no que realmente importa. Por isso, quando guardamos chaves, carteira, óculos e outros objetos no mesmo lugar, ganhamos mais do que tempo. Evitamos um gasto energético desnecessário.

O CEO da Amazon, Jeff Bezos, costuma dizer algo parecido. Para ele, todo executivo sênior deve ser pago para tomar poucas decisões, mas de alta qualidade. Ele mesmo toma poucas decisões importantes num único dia, e nenhuma depois das 17h. Barack Obama, a exemplo de Zuckerberg, também era adepto da simplicidade, a fim de reduzir a quantidade de escolhas. Tanto que se limitava a usar ternos da cor cinza ou azul.

Já deu para perceber que os hábitos das pessoas bem-sucedidas são, de fato, muito simples. Envolvem disciplina, inteligência emocional e preparo intelectual, sem dúvida. O segredo é que eles planejam sua rotina, e vivem de acordo com suas metas, sem deixar que as distrações do caminho interfiram na conquista do sucesso. A seguir, acompanhe hábitos compartilhados pelos principais bilionários do planeta:

 

Durma bem, acorde cedo e dedique tempo à família

Mesmo Elon Musk, o homem mais rico do mundo na atualidade, CEO da Tesla e SpaceX, conhecido por trabalhar incansavelmente por até 100 horas semanais, não dispensa um boa noite de sono. Ele até tentou dormir menos do que seis ou sete horas diárias, mas revelou que sua produtividade cai bruscamente. Não faz questão de tomar café da manhã, mas costuma acordar às 7h, após seis horas de sono.

A rotina de Jeff Bezos também prioriza descanso e vida em família. Ele não marca reuniões antes das 10h, pois não deixa de tomar café da manhã com a família e ler os jornais do dia antes de começar a trabalhar. À noite, repete mais um hábito simples também praticado pelo fundador da Microsoft, Bill Gates: para relaxar, gosta de lavar a louça após o jantar.

Jack Dorsey, fundador do Twitter, e Jeff Weiner, ex-CEO do LinkedIn, também priorizam o sono de qualidade e acordam muito cedo, às 5h30, pois aproveitam esse período do dia para fazer exercícios e meditar.

Saiba gerenciar o tempo

Todo mundo tem as mesmas 24 horas, mas poucos sabem administrar bem esse tempo. Os líderes de sucesso trabalham muito, dedicam momentos à família, dormem bem, estudam, meditam, trabalham arduamente e ainda se exercitam. Ou seja, planejam o dia com extrema precisão. Têm disciplina, persistência, atitude mental positiva, interesse por vários assuntos e conseguem dar conta de tudo, pois são considerados multitarefas.

Não tenha medo de fracassar

Pessoas bem-sucedidas almejam e se preparam para o sucesso, mas não se deixam abater quando falham. Concentram esforços em suas metas, dão o seu melhor. Elon Musk costuma dizer que se algo for realmente importante, sempre valerá a pena tentar. Uma de suas famosas frases: “O fracasso é uma opção aqui. Se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente. ” Somos ensinados a nos envergonhar por nossos erros, mas na mentalidade das pessoas de sucesso, as falhas são uma oportunidade de crescimento. Bill Gates tem uma frase brilhante que nos faz refletir sobre esse tema: “O sucesso é um mestre terrível. Convence as pessoas inteligentes a pensar que não vão perder.”

Líderes não cansam de aprender

Por fim, vale comentar um hábito comum a todos os empreendedores de sucesso citados aqui: eles adoram ler e buscam o aprendizado contínuo. O bilionário investidor Warren Buffett é famoso por ser um leitor voraz, habituado a ler centenas de páginas todos os dias, seja de livros, jornais e revistas. Elon Musk surpreendeu a todos quando revelou que, ainda criança, leu toda a Enciclopédia Britânica, e desde a escola primária, passava horas na biblioteca devorando os livros que estavam disponíveis.

Tanto quanto ele, Mark Zuckerberg e Bill Gates também são viciado em leitura. E adeptos da conhecida Regra das 5 Horas, que consiste em dedicar ao menos cinco horas da semana – ou uma hora por dia – ao aprendizado livre.

Não basta se informar, ou se desinformar, pelas redes sociais. É preciso investir em leituras de alto valor, livros que permitam expandir seu conhecimento, trazer insights para seus negócios. Deu para perceber que as pessoas de sucesso são persistentes, crescem com os desafios, trabalham arduamente e relaxam aprendendo.

Elon Musk, sempre que perguntado em entrevistas sobre como aprendeu sobre foguetes, sua resposta era a mais simples possível:  “Eu li livros.”

 

 

Referências:

https://forbes.com.br/carreira/2021/03/pessoas-de-sucesso-evitam-pensar-muito-entenda-o-que-acontece/

https://epocanegocios.globo.com/colunas/Lideranca-e-Carreira/noticia/2016/10/regra-das-5-horas-seja-um-eterno-aprendiz.html

https://exame.com/negocios/15-fatos-sobre-jeff-bezos-bilionario-mais-rico-da-historia/