LiderançaComo você se vê no cenário futuro? Comece definindo suas metas - MasterMind Campinas

01/02/20210

Já sabemos que 2021 será um período propício para transformar desafios em oportunidades. Mas você já reparou quantas oportunidades perdemos simplesmente porque não sabemos o que queremos? Não definimos quando e nem onde queremos chegar. 

Por isso é tão importante estabelecer metas. Quem identifica e agarra as melhores oportunidades são as pessoas que sabem exatamente o que desejam.  

Um líder de alta performance só inicia um projeto quando tem objetivos bem definidos, metas sustentáveis e estruturadas. Sem isso, fica impossível medir os resultados.

Um dos métodos mais conhecidos para definição de metas é o SMART. Por isso, falaremos mais de cada um de seus atributos:

1. Toda meta precisa ser específica: vender mais é uma meta genérica. Agora, aumentar as vendas de determinado produto em 30%, é algo bem específico. Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor. É importante escrever as metas, assim elas se tornam mais reais e tangíveis.

2. Toda meta precisa ser mensurável: somente o que pode ser medido pode ser controlado, logo, modificado e aprimorado a qualquer momento. Crie uma metodologia, use ferramentas que possam quantificar, avaliar o sucesso ou o fracasso da meta. 

3. Toda meta precisa ser alcançável: metas baixas acomodam, mas as exageradas, desmotivam. Não “invente” metas. Investigue o seu histórico, faça uma análise do seu produto e do mercado, estude os concorrentes. Tenha em mente padrões elevados. Uma boa meta deve ser desafiadora, mas desde que seja possível.  

4. Toda meta precisa ser relevante: tem a ver com a razão de existir do projeto ou do negócio. Por que você faz o que faz? Descubra sua motivação para que seus objetivos façam sentido. 

5. Toda meta precisa de tempo: data de início e término. Tudo o que não tem definição vira rotina, perde a importância. Alta performance exige estratégia, planejamento, prazos, limites bem definidos. Para agir com motivação, estabeleça uma data para atingir seu objetivo.  

Após definir uma meta, o mais importante é dar o primeiro passo. Partir para a ação. Você pode começar com metas pequenas, até ganhar segurança e confiança. E aí sim, se comprometer com outras, mais ousadas. 

A vantagem de se ter um bom planejamento é acabar com a ansiedade. Você reduz as incertezas sobre o futuro, controla melhor os riscos e direciona o foco para o que realmente importa. 

E você, já traçou metas e definiu seu plano de voo para 2021?  Ainda dá tempo. Para adquirir novas habilidades e investir no seu autodesenvolvimento, conheça nossos programas!

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.