LiderançaConheça quais são as empresas mais inovadoras do mundo - MasterMind Campinas

18/05/20210

Quem acompanha as últimas tendências sobre inovação, pode ficar horas navegando no site da prestigiosa revista norte-americana Fast Company, famosa por publicar sua lista anual das 50 Empresas Mais Inovadoras do Mundo. O ranking de 2021 foi aguardado com expectativas, e esta é uma boa oportunidade para refletirmos sobre as tendências mundiais de negócios.

No topo da lista, destaque para as organizações que fizeram a diferença em um ano atípico e desafiador, em que enfrentamos uma epidemia sem precedentes na área da saúde. Enquanto muitas companhias desapareceram, outras se adaptaram ou se reinventaram totalmente, buscando soluções criativas para superar a crise e transformar a forma de fazer negócios e entregar seus produtos ou serviços.

Por isso, não causa surpresa as duas empresas gigantes de biotecnologia que encabeçam o ranking de 2021, dividindo o primeiro lugar: a empresa norte-americana Moderna, responsável pela primeira vacina contra a COVID 19 com base na tecnologia mRNA, com a vantagem de poder ser mantida em refrigeração normal; e a Pfizer-BioNTech, por entregar em tempo recorde a primeira vacina autorizada pelo FDA, menos de um ano após o início da pandemia.

A lista revela as 50 marcas mais inovadoras, mas entre as 15 primeiras, vale mencionar as que investiram em três fortes tendências de 2020: vendas online, telemedicina e ensino remoto. A Shopify foi destaque por ser uma plataforma de e-commerce que facilitou a migração de pequenos negócios físicos para o ambiente digital. A chinesa Ping An Good Doctor revolucionou os serviços médicos por conectar mais de 300 milhões de usuários à telemedicina, investindo fortemente em inteligência artificial.

E no segmento de educação, quem ficou no topo foi a Outschool, plataforma de cursos destinada ao público de 3 a 18 anos que cresceu de 80 mil assinantes para 1,6 milhões, entre março e outubro de 2020. O motivo da expansão meteórica? A plataforma acertou em cheio no conteúdo divertido para crianças e adolescentes, e os pais que estavam trabalhando home office aproveitaram essa novidade para manter os filhos entretidos em casa.

O mais interessante é que Fast Company criou uma lista exclusiva para a América Latina. E acredite, das dez empresas consideradas mais inovadoras nesse seleto ranking, cinco são brasileiras. São elas:

Cariuma: a marca carioca de tênis sustentáveis utiliza materiais como bambu e cana de açúcar na fabricação dos calçados. Cerca de 14 mil pessoas ficaram em lista de espera para adquirir um de seus lançamentos no ano passado, um tênis considerado “vegano” e produzido com reduzida pegada de carbono, tanto que obteve a certificação ISO 14067.

Zoop: outra empresa carioca, a fornecedora de tecnologia para serviços financeiros foi lembrada por vários serviços inovadores, entre eles, o Zoop PIX, sistema de pagamento instantâneo e o Zoop Antecipa, que permite a grandes empresas estenderem crédito às menores.

Sunew: pelo uso inovador da energia solar, a empresa mineira foi lembrada por entregar a maior instalação de painéis fotovoltaicos do mundo, em uma área de 2.000 m² na fábrica da Natura, em Cajamar. A empresa é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), e o uso de energia limpa sempre se destaca no cenário da inovação.

Descomplica: a plataforma online de educação recebeu um aporte de US$ 32 milhões em 2020, criou uma universidade com vários cursos na área de Administração e ainda lançou cursos desenhados para aprendizado móvel, para serem acompanhados via celular.

Mandalah: essa consultoria multinacional de inovação de origem brasileira chamou a atenção por atender grandes clientes, do porte da Unilever e Fiat Chrysler, criando projetos que levam em conta inovação consciente, sustentabilidade e propósito nos negócios, temas que estão em alta nas empresas.

Por fim, e não menos importante, vale destacar a única representante brasileira que figurou na lista das corporações que mais inovaram em responsabilidade social corporativa. A ideia é mostrar projetos que impactaram a comunidade em que atuam. Neste caso, a Ambev foi citada por fabricar, durante a pandemia, 284 mil litros de álcool em gel e 3 milhões de máscaras do tipo face shield a partir de garrafas pet. Além disso, marcas regionais da companhia no Nordeste, que utilizam mandioca na produção de cerveja, doaram 20 toneladas de goma de tapioca para famílias locais.

Para conferir na íntegra a premiação, leia mais na página oficial do ranking, citada nas referências logo abaixo. Além da lista completa das TOP 50 empresas, a Fast Company elencou dezenas de outras organizações que fizeram a diferença em seus segmentos. É possível pesquisar e conhecer empresas de vários países que se destacaram em mais de 30 setores da economia: saúde, inteligência artificial, alimentação, energia, educação, entretenimento, finanças, entre outros. Vale a leitura!

 

 

Referências:

https://www.fastcompany.com/90603436/the-worlds-most-innovative-companies-2021

https://www.fastcompany.com/90600317/social-good-most-innovative-companies-2021

https://fastcompanybrasil.com/as-empresas-brasileiras-mais-inovadoras-segundo-a-fast-company/

https://www.fastcompany.com/90600367/latin-america-most-innovative-companies-2021

 

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.