LiderançaComo tomar decisões em ambientes de incerteza?

31/07/2020

Vivemos em um contexto de muitas mudanças e é natural ter dúvidas sobre que decisões tomar. Nesses momentos, quem tem uma boa visão estratégica transforma essas mudanças em oportunidades. Por isso, vamos apresentar alguns passos que podem te ajudar a avaliar todas as situações por uma perspectiva positiva, a fim de produzir mais e melhores resultados.

É primordial avaliar bem todo o cenário para saber como tomar decisões em momentos de incertezas.
É primordial avaliar bem todo o cenário para saber como tomar decisões em momentos de incertezas.

As mudanças são contínuas em nossas vidas. As coisas mudam o tempo todo. Para agir com assertividadeantes de tomar decisões é preciso desenvolver uma visão estratégica, que só poderá ser completa através de uma leitura correta de toda a conjuntura que nos cerca.

É importante que essa leitura seja muito bem realizada, pois ela será capaz de determinar o resultado final entre dois extremos: se bem feita, analisando corretamente todo o cenário, ela poderá ser uma das responsáveis pelo seu sucesso; entretanto, caso essa análise do cenário seja efetuada de forma equivocada, haverá uma grande possibilidade de fracasso.

Um bom exemplo para ilustrar essa dualidade na análise dos fatos é o caso que envolve duas gigantes, que talvez você já tenha ouvido falar: Blockbuster e Netflix.

Em 2000, a Blockbuster liderava o segmento de aluguel de filmes — a empresa chegou a contar com mais de 84 mil funcionários e teve mais de 9 mil lojas por todo o mundo —, enquanto a Netflix era apenas uma startup de aluguel de DVDs pelo correio. De acordo com Marc Randolph, fundador da Netflix, naquele mesmo ano a startup poderia ter sido vendida para a Blockbuster, após uma reunião com CEO da empresa, John Antioco.

Randolph conta que em determinado momento da conversa, um dos executivos da Blockbuster teria levantado uma dúvida sobre o poder da internet e os benefícios em firmar uma parceria com uma empresa online. A rede de locadoras havia estreado na bolsa e o seu IPO (Oferta Pública Inicial) atingiu US$ 465 milhões. A Netflix foi ofertada a John Antioco por US$ 50 milhões, mas o acordo não foi fechado. Ou seja, a Blockbuster estava em seu melhor momento, mas não conseguiu fazer a leitura correta das mudanças que já estavam acontecendo.

No ano de 2010, a Blockbuster entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Falências dos Estados Unidos, enquanto a Netflix registrava mais de 15 milhões de assinantes e uma receita de US$ 2,2 bilhões.

O grande erro de John Antioco e sua equipe foi não perceber o ambiente de mudanças impostas por tecnologias que vinham para ficar, como smartphones e a internet cada vez mais rápida. Em outras palavras, houve uma falta de visão estratégica para adaptação. Podemos destacar dois aspectos que, se trabalhados adequadamente, teriam feito com que a Blockbuster evitasse essa decisão equivocada: desenvolver uma boa visão estratégica e criar o MasterMind.

Visão estratégica ao analisar as mudanças

Você já conseguiu detectar quais pontos mudaram em relação à sua carreira, sua empresa e/ou aos seus investimentos? Você tem trabalhado sua Atitude Mental de maneira positiva quanto às alterações constantes que vivemos? Ao sermos criteriosos no momento de realizar essa leitura, nos tornaremos capazes de estabelecer uma visão estratégica apropriada ao tomar decisões.

Identifique as mudanças que ocorreram ao seu redor, aquelas que envolvem diretamente sua vida profissional.
Identifique as mudanças que ocorreram ao seu redor, aquelas que envolvem diretamente sua vida profissional.

O primeiro passo é entender que, realmente, as coisas mudam o tempo todo, mas, nem tudo muda o tempo todo sempre. É importante que você compreenda essa diferença. Para chegar a esta conclusão, faça a seguinte reflexão:

  1. De um lado, coloque aquilo que mudou em relação ao seu cenário profissional. Liste pelo menos três aspectos que você percebeu que sofreram alterações nos últimos meses;
  2. Do outro lado, identifique os tópicos relativos ao seu ambiente de carreira e seus negócios que não mudaram durante o mesmo período.

Após assimilar esses dados, identifique quais são seus pontos fortes e como você pode aproveitar esse cenário para buscar as novas oportunidades tanto de negócios quanto de carreira. Cultive e coloque em ação uma Atitude Mental Positiva durante este processo.

Crie o MasterMind

Podemos definir o conceito de “criação de um MasterMind” como o desenvolvimento de uma aliança, que seja amigável e com objetivos harmoniosos, entre duas ou mais mentes. Ou seja, discutir, dividir essa análise do cenário com outras pessoas que tenham uma visão estratégica adequada — em especial pessoas que tenham mais experiência que você —, será essencial para decidir e agir corretamente.

Criar um grupo de MasterMind é essencial para tomar as melhores decisões e agir corretamente.
Criar um grupo de MasterMind é essencial para tomar decisões melhores e agir corretamente.

Uma vez que você já esteja munido de uma Atitude Mental que lhe possibilite avaliar o contexto de forma clara, aliada a uma ampla visão de oportunidades, criar esse MasterMind possibilitará a tomada de decisões com mais muito chances de obter bons resultados. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma. 😉

Os resultados virão após você ter uma atitude mental positiva, criar um MasterMind, decidir corretamente e agir de forma assertiva.
Os resultados virão após você ter uma atitude mental positiva, criar um MasterMind, tomar decisões corretas e agir de forma assertiva.

Quer ter conquistas notáveis em sua empresa ou carreira profissional? Quer transformar seus objetivos em realidade, identificando as oportunidades através de uma visão estratégica? Então trabalhe a sua atitude mental de modo positivo, crie seu MasterMind e aja com segurança e assertividade. Seguindo esses passos, os resultados virão, mesmo em ambientes de incertezas.

Talvez você se pergunte: “Mas como vocês têm certeza disso?”. A resposta é que o próprio grupo MasterMind no Brasil já vivenciou uma experiência de decisão equivocada, ainda no início de suas atividades. Isso mesmo!

Eduardo Mendes, sócio do grupo MasterMind, preparou um vídeo em que explica como tudo aconteceu. Ele identificou — após realizar uma leitura imprecisa de um cenário aparentemente favorável —, aspectos positivos em perder 50 mil reais durante um momento específico da sua vida profissional. O episódio serviu como o fio condutor que o levou a desenvolver uma visão estratégica voltada às mudanças. Confira!

Sobre a MasterMind

Referência no desenvolvimento de líderes em todo o Brasil, o grupo MasterMind trabalha focado em treinamentos de alta performance e que promovem resultados práticos e imediatos durante o período dos próprios treinamentos. Com a MasterMind Campinas você tem acesso a uma equipe capacitada e que lhe trará uma nova visão sobre o atual cenário e as oportunidades que estão por vir.

Conte com a gente para desenvolver seus conhecimentos e te ajudar a criar o MasterMind.
Conte com a gente para desenvolver seus conhecimentos e te ajudar a criar o MasterMind.

Quer se desenvolver com a ajuda da MasterMind Campinas? Em nosso primeiro contato fazemos uma reunião de mentoria, sem custos, na qual iremos traçar em conjunto com você um plano estruturado de desenvolvimento pessoal, com objetivos bem definidos. Para começar é simples, basta clicar aqui e entrar em contato conosco.

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.