UncategorizedSeja protagonista do seu próprio desenvolvimento - MasterMind Campinas

28/09/20200
Para atingir um patamar elevado é imprescindível ter um bom objetivo de desenvolvimento pessoal

Promover o nosso desenvolvimento, seja ele pessoal ou profissional, na maioria das vezes, só depende de nós mesmos. Por isso é muito importante sermos os protagonistas dessa história, e agirmos nessa direção. Neste artigo reunimos algumas dicas que irão ajudar a planejar o seu o desenvolvimento pessoal, seja para avançar na carreira ou para buscar maior realização pessoal.

 

  1. Comece com o autoconhecimento 

 

Para que o desenvolvimento aconteça de forma consistente, o autoconhecimento é o primeiro passo. Só é possível melhorar algo, a partir do momento em que sabemos o que precisa ser melhorado. Nesse sentido, é fundamental identificarmos honestamente quais são as nossas qualidades e quais são as nossas limitações. E a partir de um diagnóstico preciso, traçar uma estratégia que nos faça avançar em nossos objetivos de desenvolvimento.

 

O autoconhecimento permite entender as principais emoções que direcionam o nosso comportamento, e é o primeiro passo para termos maior controle sobre elas, minimizando a nossa dependência de influências externas. 

 

Faça uma reflexão ainda mais profunda e esteja consciente sobre quais são os seus valores e os seus propósitos. Assim, você vai entender quais são suas verdadeiras razões para crescer. Se sentir dificuldade em trabalhar isso sozinho, busque a ajuda de um profissional. Se você desejar nossa ajuda, agende uma reunião de mentoria conosco. Clique neste link e saiba mais https://bit.ly/35NASpR .

 

  1. Busque referências

 

Existem muitas formas de nos aprofundarmos em temas relacionados ao desenvolvimento pessoal. É possível procurar na internet quem são as referências na área. Também é fácil encontrar livros, vídeos e artigos sobre o tema. Busque histórias de sucesso e encontre o caminho que mais se adeque ao seu perfil de aprendizado. O importante é que você realmente queira se aprofundar no assunto e procure orientações sérias, de profissionais que tenham boa referência. Uma das obras de maior referência nessa área é o livro A lei do Triunfo, de Napoleon Hill, um dos autores mais lidos no mundo. Esta obra de Hill é a base teórica do treinamento MasterMind LINCE. Se desejar conhecer mais, clique neste link: https://bit.ly/3073SFx .

 

  1. Estabeleça metas

 

Ter objetivos bem definidos é fundamental em qualquer área da vida. E quando traçamos metas específicas fica muito mais fácil manter o foco e realizar as tarefas que nos farão alcançar nossos objetivos. As metas servem como degraus que levam a um objetivo maior. Por isso, é importante que elas sejam simples, específicas, mensuráveis, alcançáveis e que tenham um prazo determinado. Estabeleça metas que te ajudem a avançar gradativamente. 

 

Uma dica de leitura sobre esse tema é o livro Seja um profissional de Alto Rendimento, que você pode encontrar neste link: https://amzn.to/3mwQlQZ .

 

  1. Aprenda com os erros

 

Mesmo os líderes mais poderosos e inspiradores cometem erros. Porém eles têm um diferencial: eles sabem lidar corretamente com isso. Reconhecem o erro e imediatamente aprendem com ele. Portanto, quando você reconhecer um erro, admita-o abertamente e tome medidas para corrigi-lo. Seja honesto sobre seus fracassos e escolha aprender com eles. Em vez de ficar se lamentando, pergunte a si mesmo “Como posso evitar cometer esse erro no futuro?”. 

 

Aprender com o fracasso é uma forma de avançar rapidamente no desenvolvimento pessoal, pois direciona nossa mente para a solução dos problemas. Além disso, transmite uma mensagem positiva para quem está à nossa volta.  A de que estamos prontos para aprender sem criticar. Isso gera tranquilidade e autoconfiança para quem convive conosco, sejam pessoas da nossa equipe, sejam de nosso relacionamento pessoal.

 

  1. Saia da zona de conforto

 

Pode parecer desafiador sair da nossa zona de conforto. Mas tenha certeza que para desenvolver novas habilidades, é necessário ter novas experiências. Sim, isso significa que você deve sair da zona de conforto. Desenvolvimento pessoal requer aprender coisas novas, conviver com pessoas diferentes e passar por novas experiências.  São esses processos que nos fazem descobrir novos caminhos, e que ampliam nossa visão e nosso entendimento. Isso contribui para que a gente deixe para trás as crenças limitantes que talvez estejam impedindo o nosso crescimento. E nos permite redefinir a nossa maneira de agir. Então, crie coragem para sair da zona de conforto e busque ampliar suas experiências, isso certamente irá ampliar a sua mente também. 

 

Tudo pronto para iniciar a sua jornada?

Essas são algumas dicas que podem ajudar você em seu processo de desenvolvimento, que sem dúvida é fundamental para crescer na carreira, e ainda mais importante para viver uma vida plena.  Convidamos você para iniciar essa jornada: busque conhecer profundamente a si mesmo, encontre o seu propósito, estabeleça metas, aprenda rapidamente com seus erros e desenvolva suas habilidades.  Dessa forma, será cada dia mais natural aceitar as oportunidades e vencer os desafios que a vida constantemente nos oferece ao longo do caminho.

Se desejar desenvolver suas habilidades na prática, venha participar de nossos programas presenciais de treinamento. Você pode conhecê-los clicando aqui: https://bit.ly/3iOGBiM.

 

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *