O assunto corporativo do momento é a saúde mental dos colaboradores. Ainda que o mercado dê sinais de uma retomada econômica, 2020 foi um ano de incertezas, de ansiedade e medo em relação ao futuro. Em meio a uma pandemia global sem precedentes, muitos negócios não sobreviveram. E quem conseguiu se manter? Bom, uma coisa é manter o emprego. Mas manter o equilíbrio emocional, a motivação e paz mental nesse período de turbulência, aí já é outra história.
Para muitos, o trabalho remoto significou mais estresse, mais cobranças por resultados, mais demandas de trabalho, acúmulo de funções e angústia por viver em isolamento forçado.
Sabemos que nada será como antes. E as empresas já se preparam para criar um ambiente saudável pós-pandemia. Veja o exemplo da Ambev, que durante a pandemia, nomeou sua primeira Diretora de Saúde Mental, um cargo criado com o propósito de inovar na área de gestão de pessoas, focando em duas frentes:
– Uma delas busca humanizar as relações de trabalho, oferecendo suporte e acolhimento, reforçando a empatia dentro da empresa.
– A outra frente revela um ponto interessante. A nova liderança entende que a saúde mental esteja relacionada com um maior nível de autoconhecimento das pessoas. Ou seja, características como empatia, inteligência emocional, autocontrole, entre outras, são habilidades comportamentais (soft skills) que podem fortalecer nossa saúde mental. E a chave para adquirirmos essas habilidades está no autoconhecimento.
Uma das ferramentas que considero das mais eficientes para o desenvolvimento pessoal é o Eneagrama. Com ela, é possível fazer o mapeamento de 9 padrões da personalidade humana. São padrões de comportamento que todos nós temos e que determinam nossos resultados. Porém, cada uma dessas 9 características prevalece com maior ou menor intensidade em cada pessoa. Ao identificar esses padrões, podemos:
– Trabalhar o autoconhecimento, entender porque nos comportamos de determinado modo diante de certas situações, trazer à consciência talentos e fraquezas, mudando o que for necessário;
– Entender o padrão de personalidade de outras pessoas, melhorar a habilidade de lidar com o outro, ter mais empatia e harmonia nos relacionamentos interpessoais;
– Expandir a consciência sobre si: autodomínio das emoções;
– Estabelecer uma comunicação mais eficaz, entre outras características de uma liderança saudável;
Ao desenvolver essas competências dentro de si, é mais fácil criar um ambiente externo favorável, onde duas ou mais pessoas trabalham juntas de forma colaborativa para o bem comum.
E se você quer saber mais sobre o Eneagrama, temos um treinamento completo sobre isso. Veja o conteúdo do programa e solicite um atendimento personalizado em https://mastermindcampinas.com.br/eneagrama/
Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.