Sabemos que para uma contratação acontecer, novos clientes surgirem, ou um novo negócio crescer, o requisito fundamental é a competência. Mas os indicadores demonstram que boa parte das contratações acontecem por meio de indicações de outros profissionais. O mesmo ocorre nas transações comerciais: costumamos comprar produtos ou serviços que nos são recomendados por alguém que conhecemos e confiamos. Essa é a importância do networking.
A palavra, em inglês, sugere uma conexão entre pessoas, ou seja, a formação de uma rede de contatos. E não só para ajudar na carreira. Essa rede de apoio é fundamental nos relacionamentos sociais, desde que haja conhecimento e interesses em comum a serem compartilhados.
Começamos a construir essa rede desde cedo, ainda na escola. É importante esclarecer que podemos treinar essa habilidade em qualquer ambiente: na faculdade (com colegas e professores), no trabalho, em eventos, cursos e treinamentos, no espaço de coworking, na academia, no consultório médico ou até no elevador.
Antes de falar sobre como fazer networking da forma correta, é preciso dizer o que não funciona: networking não é troca de favores, nem bajulação. Não é uma relação unilateral, de oportunismo.
É preciso que exista uma conexão verdadeira entre as pessoas. É sobre isso que falaremos a seguir, ressaltando os mais importantes princípios do networking:
Cultive relacionamentos para manter sua rede
Ter uma rede de contatos ativa exige tempo e dedicação. Por isso é mais vantajoso selecionar pessoas com o critério qualitativo e não quantitativo. Quando consideramos alguém interessante, manter contato é algo natural, sincero e prazeroso. Isso acontece com amigos, colegas, parceiros de trabalho, mas de forma espontânea, jamais uma obrigação. Nunca procure alguém apenas quando estiver em situações difíceis, necessitando de ajuda. Demonstre que você se importa e tenha consistência, ou seja, mantenha contato frequente ao longo do tempo, se quiser manter a relação ativa.
Reciprocidade: o princípio imbatível do networking
Pense sempre dessa forma: antes de pedira algo, o que posso fazer pelo outro? Como posso ajudá-lo? Entenda a necessidade da pessoa e coloque-se à disposição para ajudar com os recursos que você tiver. O gatilho da reciprocidade é algo muito forte em todos nós. Quando recebemos ajuda, sentimos um ímpeto inconsciente de devolver a ajuda, na primeira oportunidade. Essa é a verdadeira rede de apoio gerada pelo bom networking. É preciso criar uma conexão, um ambiente onde todos se beneficiam.
Todos nós somos bons em alguma coisa. Sempre que tivermos a chance de ajudar alguém com essa nossa habilidade única, cedo ou tarde o retorno virá. Portanto, entregue valor sem criar a expectativa de receber. Isso acontecerá naturalmente.
Afinidades: identifique interesses em comum
Ao conhecer uma pessoa, demonstre interesse genuíno na história profissional ou pessoal dela, evitando falar de si logo de cara. Interesses geram pontos em comum, e a partir daí você começa a identificar situações em que é possível oferecer ajuda.
Busque pontos de concordância com a pessoa. Sempre haverá divergências, mas para gerar a conexão inicial é preciso fortalecer as afinidades. É um erro abordar assuntos polêmicos quando estiver iniciando um relacionamento.
Complementaridade: unindo competências
Outra oportunidade de gerar um ótimo networking é juntando forças. Uma troca de conhecimento que beneficia a todos. Imagine uma pessoa que é racional, gosta de planejar e executar metas. Por outro lado, faltam a ela habilidades de comunicação, insights criativos e iniciativa para tirar os projetos do papel. O networking é útil na hora de buscar parceiros complementares, que juntos, farão o sucesso de um negócio.
Networking passivo: quando os outros geram conexões a seu favor
Esse conceito é simples: melhor do que fazer autopromoção, é quando as pessoas fazem networking gratuito para você. Falam bem de seu trabalho, indicam seu serviço, ou seja, criam as conexões que você precisa. Para isso, você precisa encantar, surpreender. E como se faz isso naturalmente? Ajudando. E então caímos no princípio fundamental do networking: gere valor para alguém, seja prestativo, entregue mais do que esperam de você. Faça o que não lhe pediram, de forma desinteressada. Esse é o grande segredo!
Agora que falamos sobre os princípios do networking que funciona, vamos destacar onde e como aplicar na prática todas as dicas:
Em eventos profissionais: palestras, feiras, congressos. Evite ficar perto de pessoas que você conhece. Esteja aberto para fazer novos contatos. Prepare-se para o evento! Procure saber o máximo de informações sobre os temas e palestrantes. Se houver oportunidade, faça perguntas ao final da palestra. Esteja informado e atualizado, sempre haverá assunto para iniciar uma conversa com as pessoas presentes.
Faça parcerias: identificou uma sinergia entre seu negócio e o de algum contato? Avalie se uma parceria poderia beneficiar ambos os lados, converse e faça uma proposta. Um networking bem feito gera relacionamentos ativos que podem resultar em boas trocas de experiência e conhecimento. Proponha algo de forma clara e objetiva. Destaque as vantagens da parceria. Aqui é importante destacar a habilidade de saber se comunicar bem.
Use as redes sociais a seu favor: Adicione colegas de trabalho em redes sociais, e também as pessoas que conhecer em cursos e eventos profissionais. Mantenha seu perfil atualizado e completo. Faça parte de grupos com interesses em comum. Seja prestativo e gentil nas discussões. Interaja, faça comentários relevantes com o propósito de ser útil e oferecer ajudar para solucionar alguma questão.
Por fim, é preciso destacar a importância do Linkedin para um networking ativo. Com os contatos mais próximos, é possível expor abertamente seus objetivos. Dessa forma, eles lembrarão de você quando surgir uma oportunidade de acordo com o seu perfil.
Aproveite o feed para compartilhar notícias e iniciar discussões relevantes. É assim que boas conversas começam. Mantenha sua rede de relacionamentos sempre informada. Atualize sobre o que você está fazendo profissionalmente. Divulgue suas ideias, experiências e projetos, com o cuidado de não parecer arrogante.
Dessa forma, seu trabalho será reconhecido e seu nome será lembrado. Você poderá ser recomendado para novos cargos ou negócios.
Mas lembre-se: networking leva tempo. Para colher os frutos, é preciso agir com paciência e estratégia na construção de uma relação saudável com as pessoas que queremos manter perto.
Adriano Souza
Instrutor MasterMind, formado pela Fundação Napoleon Hill – Indiana/EUA, empresário e especialista em gestão de pessoas. Tem contribuído para formação de profissionais de empresas como: Laboratório Farmasa, Aventis Farmacêutica, ZF do Brasil, Grupo Mercúrio, Grupo Fragnani, Evonik Degussa Do Brasil, PQ Corporation, entre outras.