Vamos ver em detalhes quais são os 5 piores erros que todo líder iniciante comete e não sabe?
Definitivamente, algumas atitudes podem levar uma carreira promissora à ruína, ou mesmo fechar algumas portas para grandes oportunidades profissionais.
Em uma posição de líder, você deve ter uma performance singular, e ser fonte de inspiração para sua equipe.
O fato é que a forma como você se prepara para isso é o que ditará os seus resultados da sua liderança.
Então comece evitando os 5 principais erros que todo líder comete sem saber.
5 principais erros dos líderes novatos
1. Não conhecer e dominar suas habilidades
Se deseja melhorar sua desenvoltura como líder, você precisa estar ciente de seus pontos fortes.
Este é um dos principais erros que muitos líderes cometem, ou seja, eles não se conhecem e tampouco sabem usar suas características pessoais em seu favor.
Isso também significa analisar quais habilidades precisam ser aperfeiçoadas para alcançar uma posição de excelência como líder.
2. Não se preparar para o cargo
Um dos piores erros que todo líder iniciante comete é não se preparar para tal posição importante.
Não basta somente saber delegar tarefas!
Você precisa estar emocionalmente preparado para uma boa performance como líder, caso contrário, você não saberá canalizar o estresse do dia a dia.
Afinal, o cargo de liderança não é uma tarefa fácil, pois estamos lidando com pessoas que chegam e vão com seus problemas pessoais que consequentemente, podem influenciar na desenvoltura de toda uma equipe.
Como lidar com isso todos os dias?
Na verdade, um líder de sucesso deve ter mais do que um bom currículo, ele deve estar preparado psicologicamente.
3. Fazer mudanças cedo demais
Obviamente, quando você tem o total controle sobre suas emoções e conhece suas habilidades, você saberá agir na hora certa.
Mas um erro fatal que muitos líderes cometem é querer fazer mudanças bruscas sem antes entender o processo.
Se você acabou de assumir uma posição de liderança, apenas pare e observe.
Entenda antes de qualquer coisa, como os colaboradores trabalham e como funciona a cultura da empresa.
4. Evitar decisões difíceis
“Medo” é uma palavra que não deve existir no seu dicionário de líder.
Aliás, você precisa ser conhecido pela sua autoconfiança e pela maneira como gerencia as situações inesperadas.
Saber gerenciar suas emoções, bem como saber lidar com as emoções dos outros na hora da tomada de decisão é primordial.
Uma qualidade que parece estar escassa entre os profissionais que assumem postos de liderança, segundo as grandes organizações.
5. Não inspirar confiança
Certamente um líder não é aquele que grita mais alto.
Ele é calmo, sensato, porém seguro de suas ações.
Quando uma equipe sente que está sendo liderada por alguém que inspira confiança, ela é capaz de acatar qualquer decisão sem grandes impactos.
Mas para que o líder possa alcançar esta habilidade, ele deve aprender a confiar sem si próprio antes de tudo.
Não cometa os mesmos erros que todo líder comum comete
Para ser considerado um líder de destaque você precisa se preparar para os novos desafios que estão por vir.
E se você já tem sua equipe, mas as coisas não andam muito bem, o ideal seria rever suas ações e melhorar suas habilidades.
Torne-se o líder que sua empresa espera investindo em conhecimento sobre certas habilidades exclusivas de um líder nato!
Você pode fazer isso participando de treinamentos de alto impacto que geram resultados imediatos.
Preparando-se exclusivamente para este posto de confiança, você poderá ser chamado verdadeiramente de líder e se tornar referência na sua área de atuação.
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Sucesso!
Eduardo Mendes é sócio do grupo MasterMind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.