LincePDI: 7 passos para criar um plano de desenvolvimento individual

29/07/2020
Ter um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) será fator determinante para o seu sucesso.

É muito comum que empresas façam investimentos equivocados em relação ao desenvolvimento de seus colaboradores. Talvez você mesmo já tenha tomado decisões precipitadas nesse sentido durante sua trajetória profissional, participando de cursos que, muitas vezes, não geraram resultados efetivos. Você sabe por que isso acontece? Possivelmente pela falta de um mapa que alinhe, de forma estratégica, as suas reais necessidades de desenvolvimento com os seus objetivos de carreira. E esse mapa é o Plano de Desenvolvimento Individual, o PDI.

Ter um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) será fator determinante para o seu sucesso.
Ter um bom Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) será fator determinante para o seu sucesso.

Como você já deve saber, quanto maior o seu desenvolvimento, melhores serão seus resultados. E se você é um empresário ou um líder, isso vale também para os resultados da sua equipe. Quando maior o aprimoramento do time, mais assertivos serão os seus resultados. Ou seja, desenvolva-se e desenvolva seus colaboradores.

Mas antes de realizar investimentos precipitados na busca de capacitação, é prudente conceber um bom diagnóstico em relação às suas reais necessidades de desenvolvimento e definir os objetivos almejados nesse processo. A função de um Plano de Desenvolvimento Individual, do PDI, é exatamente essa: guiar as tomadas de decisão, orientar você e sua equipe sobre a direção correta a ser trilhada para alcançar os objetivos.

O PDI é um mapa traçado com base nas suas reais necessidades
O PDI é um mapa traçado com base nas suas reais necessidades.

Na MasterMind Campinas, a metodologia aplicada para estruturar o PDI é a “5W2H”, que é de origem japonesa e foi criada por profissionais da indústria automobilística para alavancar os sistemas de qualidade total. Mas o que significa “5W2H”? E como utilizá-lo no PDI?

Quando falamos de “5W2H”, estamos tratando de uma técnica que consiste em responder adequadamente a 7 perguntas (da sigla original em inglês): “What” (o que), “Who” (quem), “When” (quando), “Where” (onde), “Why” (por que), How (como) e How Much (quanto). Essa é uma técnica extremamente eficaz para a elaboração do PDI e, se bem aplicada, definirá um mapa de atividades específico e personalizado.

Entenda que a direção correta para seu aprimoramento começa na criação de um PDI
Entenda que a direção correta para seu aprimoramento começa na criação de um PDI.

5W2H aplicado ao PDI

Os 7 passos para a obtenção de um PDI competente acontecem através das perguntas presentes no 5W2H. As respostas para esses tópicos levarão você e a sua empresa a investirem melhor nas ações que serão definidas.

Vamos usar um estudo de caso de um PDI de um de nossos clientes como exemplo, para ilustrar a explicação.

 

  • What (o que)

A primeira etapa é identificar o que precisa ser trabalhado. Alguns questionamentos, como “o que deve ser aprimorado?” ou “qual objetivo deverá ser alcançado ao final do processo?” podem ajudar a definir esta primeira etapa. É importante que os objetivos da empresa e do profissional estejam muito bem estabelecidos neste início do processo.

Exemplo:

Desenvolver competências de comunicação para conduzir apresentações em público. Ao final do processo, a expectativa é que o profissional conduza apresentações técnicas com enfoque comercial, com naturalidade e dinamismo.

 

  • Why (por que)

Após compreendermos e fixarmos o que precisa ser feito, ou seja, qual o objetivo, partimos para o segundo passo, que é entender e indicar por que é importante atingir esta meta. É aqui que encontramos as motivações para colocar todo o PDI em prática.

Exemplo:

O desenvolvimento da habilidade de fazer boas apresentações em público, pelo profissional em questão, é importante pelas seguintes razões:

  • A empresa, uma multinacional do seguimento de saúde animal, vai lançar um produto inovador em um mercado estimado de R$ 180 milhões. Esse lançamento será em um evento onde estarão presentes potenciais clientes.
  • Para a empresa, essa apresentação vencedora será determinante para alavancar as vendas desse novo produto e, consequentemente, obter o retorno do investimento em pesquisa e desenvolvimento do produto. A meta da instituição é que esse produto contribua com “x%” no lucro da empresa nos próximos 3 anos.
  • Para o colaborador, essa apresentação vencedora significa a possibilidade de um crescimento na carreira assumindo uma posição gerencial nessa multinacional.

 

  • HOW (como)

O passo “How” estipula como fazer todas as etapas anteriores. É aqui que vamos consolidar as melhores condutas para atingir o resultado esperado. E é nesse ponto que um profissional experiente pode fazer toda a diferença, porque é aqui que se define o caminho a seguir. Se a escolha desse caminho for equivocada, o resultado não será satisfatório. Um profissional experiente da MasterMind Campinas poderá lhe orientar sobre quais ações de desenvolvimento lhe trarão os resultados desejados.

Exemplo:

O desenvolvimento das competências será feito por meio das seguintes ações:

  • Realização de uma mentoria individual para estruturar a apresentação;
  • Realização de um treinamento com filmagens, simulações e feedbacks com um público especialmente selecionado, de acordo com o perfil dos clientes da empresa;
  • Apresentação de validação com o Diretor Comercial da empresa.

 

  • Where (onde)

Parece uma etapa simples dentro do PDI, e realmente é, mas é de suma importância. Definir o local onde as ações de desenvolvimento serão realizadas, poderá alterar outras decisões dentro do plano. Então, registre com precisão o lugar em que as ações serão tomadas.

Exemplo:

A mentoria individual e o treinamento do profissional acontecerão na sala de treinamentos da MasterMind Campinas, para garantir foco e atenção do participante e evitar interrupções. A apresentação e validação com o diretor será feita na empresa.

 

  • Who (quem)

Apesar de se tratar de um Plano de Desenvolvimento Individual, ou seja, que será realizado pelo próprio indivíduo, é fundamental que outras pessoas — com habilidades, competências e responsabilidades específicas — estejam presentes em diferentes etapas do processo, a fim de garantir um desenvolvimento ainda mais efetivo. Defina quem serão essas pessoas.

Exemplo:

As pessoas que participarão e/ou acompanharão o processo de desenvolvimento são:

  • O próprio profissional
  • Gerente de Recursos Humanos
  • Gerente Comercial
  • Instrutores da MasterMind Campinas

 

  • How Much (quanto)

Essa pergunta está basicamente ligada aos recursos financeiros — e materiais — que serão destinados para a execução do planejamento. São investimentos necessários, mas agora utilizados adequadamente, pois correspondem a uma demanda cuidadosamente avaliada e planejada.

Exemplo:

As ações terão um investimento de R$…

 

  • When (quando)

Estipular prazos é uma tarefa essencial em qualquer tipo de planejamento. Dessa forma, determinar quando cada ação será colocada em prática e quanto tempo será necessário em cada uma delas é importantíssimo para que os prazos estejam bem alinhados e sejam cumpridos corretamente.

Exemplo:

Semana 1, dia x, das 8h00 às 10h00 – Reunião de alinhamento e estruturação da apresentação.
Semana 2, dias x, y, z, das 9h00 às 18h00 – Participação do Treinamento MasterMind Pleno.
Semana 3, dia x – Realização de treinamento e avaliação de performance com a presença do Diretor Comercial.

Resultados Gerados:

No exemplo que acabamos de ilustrar, as expectativas da empresa e do profissional foram atendidas. A apresentação foi bem conduzida e contribuiu de forma decisiva para a promoção das vendas do produto lançado. O profissional em questão foi promovido e atualmente é gerente de uma área específica da empresa.

Invista na direção correta com base em seu Plano de Desenvolvimento Individual
Invista na direção correta com base em seu Plano de Desenvolvimento Individual.

Com base no conteúdo deste artigo e no exemplo apresentado no vídeo, você acredita que um PDI pode te ajudar a tomar melhores decisões de investimento em relação às ações de desenvolvimento? Você quer obter resultados duradouros no curto, médio e longo prazo? Nós podemos ajudar você nesse caminho.

A MasterMind Campinas é referência em treinamentos voltados para desenvolver pessoas e fortalecer empresas. Partimos do princípio que as pessoas são diferentes e têm necessidades específicas de desenvolvimento. Por isso, auxiliamos você a tomar boas decisões em desenvolvimento pessoal.

Antes de indicarmos qualquer ação, realizamos uma reunião inicial, que tem como objetivo oferecer uma mentoria de desenvolvimento. Nessa reunião iremos definir, junto com você, de maneira prática e em alto nível, as bases de um PDI para levar você ao próximo nível de resultados, seja em sua carreira ou na sua empresa. Essa reunião inicial não tem nenhum custo para nossos clientes.

Nossa reunião inicial lhe mostrará os caminhos corretos para a criação de um bom PDI.
Nossa reunião inicial lhe mostrará os caminhos corretos para a criação de um bom PDI.

Assista no vídeo abaixo um exemplo da aplicação do “5W2H” na criação de um PDI.

Sobre a MasterMind

Inserida no mercado como uma das principais instituições focadas no desenvolvimento de líderes do Brasil, a MasterMind é a única empresa do país credenciada pela The Napoleon Hill World Foundation da Purdue University Calumet, EUA. A MasterMind trabalha com foco em treinamentos de alta performance, que geram resultados práticos e imediatos. Utilizamos o método Experiential Learning, desenvolvido pela Harvard Business School.

A MasterMind é uma instituição focada em treinamentos de alta performance
A MasterMind é uma instituição focada em treinamentos de alta performance.

Além dos conhecimentos e das experiências transmitidas por nossos instrutores em nossos programas de treinamento, a possibilidade de receber uma respeitada certificação internacional, que é reconhecida e recomendada pelo mercado global, é uma das diferenças em se aperfeiçoar com a MasterMind.

Nosso compromisso é entender as necessidades de cada cliente e atendê-lo sempre de maneira ética, oferecendo treinamentos com qualidade superior. Para nós é extremamente importante que nossos participantes se destaquem e alcancem níveis elevados de resultados em suas atividades profissionais e pessoais.

Se desenvolva com a MasterMind.
Se desenvolva com a MasterMind.

Entre em contato conosco e solicite um atendimento personalizado com um de nossos consultores.

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.