A presença de mulheres ocupando a alta liderança está longe de representar a equidade de gênero tão desejada no mundo corporativo. E quando falamos de posições, ou setores de mercado, tradicionalmente dominados por homens, a representatividade feminina ainda é uma gota no oceano. Como o exemplo da norte-americana Mary Barra, CEO da General Motors, a primeira mulher da história a comandar uma montadora global de veículos. Conquistou o cargo mais alto na companhia, após mais de 30 anos destacando-se como profissional de alta performance em cargos cujo favoritismo sempre foi masculino.
A boa notícia é que estamos caminhando para equilibrar esse cenário, e já podemos comemorar muitas conquistas relacionadas à inclusão e equidade de gênero nas companhias.
O relatório Women in Business 2020, realizado pela Grant Thornton International, indica que as mulheres ocupam 34% dos cargos de liderança sênior no mercado brasileiro, um aumento de 9% em relação ao ano de 2019. Esse número não apenas supera a média global, de 29%, como também fez o Brasil avançar para a oitava colocação no ranking de 32 países – liderado pelas Filipinas (43%) e África do Sul (40%).
Também neste ano, foi publicada a pesquisa “Mulheres na Liderança”, que destaca as empresas que adotam melhores práticas de ascensão feminina no mercado brasileiro. Com metodologia do Instituto Ipsos, o estudo foi realizado em parceria entre a ONG Women in Leadership in Latin America (WILL), os jornais Valor Econômico e O Globo, e as revistas Marie Claire e Época Negócios. Na pesquisa, a empresa que se mostrou mais alinhada com o mindset de inclusão e paridade de gênero foi a farmacêutica Bristol Myers Squibb. E um dos dados interessantes revelados foi o seguinte:
“A inclusão de mulheres na liderança é prioridade na agenda dos CEOs em 66% das 162 companhias pesquisadas. E 53% das empresas têm alguma política formal com metas e ações sendo desenvolvidas.”
Ainda é muito pouco, mas estamos no caminho. O importante é ressaltar que, independentemente da posição que a mulher ocupe em uma companhia, a busca pelo desenvolvimento pessoal deve ser constante. E para dar esse passo à frente, estando pronta para agarrar as oportunidades em 2021, deixo aqui 4 dicas que considero fundamentais:
1 – Flexibilidade é a palavra do momento:
Todas as empresas precisarão se adaptar às mudanças que esse ano nos forçou a fazer. Proponha ações inovadoras dentro de seu departamento, leve soluções à alta gestão. Agora é a hora de se destacar na multidão. Conquiste a confiança da organização, tenha atitudes diferenciadas, faça além do que esperam de você;
2 – Você está pronta para o sucesso?
Estabeleça metas sustentáveis de crescimento. Faça uma lista de suas habilidades e pontos fortes e pergunte-se: como eu posso me desenvolver mais e melhor, quais competências preciso aperfeiçoar para ser a melhor opção na disputa por posições de liderança? Todo líder de alta performance traça metas bem definidas e específicas. Sabe onde quer chegar, determina um tempo para atingir esse resultado e foca todas as suas ações nesse objetivo.
3 – Construa uma aliança de mentes:
Crie um mastermind, esteja perto de pessoas inspiradoras, alinhadas com um propósito grandioso e desafiador; compartilhe experiências, aproxime-se de outros líderes que buscam aprender, crescer e evoluir.
4 – Aposte na liderança horizontal:
inclusão, colaboração, flexibilidade, empatia, sensibilidade, são características mais associadas ao feminino. Busque sempre encorajar a participação daqueles que você lidera. Incentive a cooperação para encontrar as melhores soluções dentro da equipe de trabalho. Desenvolva uma comunicação mais persuasiva e assertiva. Todo líder sabe da importância da comunicação eficaz para criar conexão entre as pessoas e formar times vencedores dentro da organização!
E se você sente que precisa desenvolver alguma dessas competências, saiba que a Mastermind Campinas tem programas específicos que se adequam às suas necessidades. Conheça nossos treinamentos e seja uma Mastermind.
MARIANA MAGRI – Graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), pós graduada em Marketing Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), atuou profissionalmente como assistente editorial da UNESCO, para publicações da área de Ensino Superior, gerente de projetos educacionais da Fundação Palavra Mágica, de incentivo ao livro e a leitura, assistente de direção na Tetra Pak, e atualmente é sócia e diretora administrativa da MasterMind Treinamentos de Alta Performance, para a região de Campinas.
Fontes: