Cenário EconômicoLiderança2021 e os sinais positivos da retomada da economia - MasterMind Campinas

18/11/20200

Emergindo de um ano muito difícil, quando empresas, cidades e cidadãos brasileiros se viram quase estáticos em função da pandemia de Covid 19, os números trazem agora os bons ventos da retomada da economia e informações animadoras para 2021. Muitos setores já apresentam robustez em seus índices, como o do agronegócio, infraestrutura e e-commerce que prometem liderar o mercado no próximo ano, como trataremos em artigos futuros.

Embora entendamos que nada será muito fácil e que precisamos, mais do que nunca, reciclar nossa visão de realizar negócios e nos preparar para o chamado ‘novo normal’, outros setores já nos despertam a atenção para um crescimento gradual. O têxtil, por exemplo, já ascendeu rumo a recuperação ainda no mês de agosto, como veremos no gráfico abaixo. Seguido pelos setores de produção de papelão, veículos e eletrodomésticos.

Há um cenário favorável, sem dúvida alguma, o que não significa que os desafios serão poucos e que as empresas não devem se preparar para a virada desse jogo. É preciso entender, a partir de agora, como cada um deve lidar com o seu negócio e como empresas, especialmente micro, pequenas e médias, podem diminuir os impactos deste ano e ir além, prosperando de forma mais concreta em 2021.

A Semana MasterMind – Criando seu plano de voo – trará luz a muitas das inquietações atuais, reunindo uma série de lives exclusivas e com temas muito relevantes para alavancar carreiras e negócios. O evento gratuito, online e ao vivo, acontece de 23 a 27 de novembro, sempre a partir das 20h30 horas. E as inscrições devem ser feitas pelo link: https://tinyurl.com/y6zcozy9

Acompanhe a performance de alguns setores no gráfico abaixo:

 

Eduardo Mendes é sócio do grupo Master Mind Brasil, especialista em Gestão Estratégica e Liderança pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.